30 de jan. de 2014

Atitudes para alcançar seus objetivos...

 
 
 
Por que você foi tão bem em alcançar alguns objetivos, mas não outros? A resposta intuitiva que temos é a de que nascemos com talento para determinadas coisas – mas essa é só uma peça de um imenso quebra-cabeça. Na verdade, pesquisas sugerem que pessoas bem sucedidas alcançam seus objetivos não simplesmente por serem o que são, mas por fazerem o que fazem. E aqui vão nove coisas que elas fazem de uma forma diferente.

1. Seja específico Quando você define um objetivo, tente ser o mais específico que puder. “Perder 5 quilos” é melhor do que “perder peso”, porque te dá uma ideia clara do que é ser bem sucedido nessa situação. Além disso, pense quais são as ações específicas que você precisa para chegar lá. Apenas prometer que “vai comer menos” ou “dormir mais” é muito vago – seja claro e preciso. “Eu vou estar na cama às 10 da noite durante a semana” não deixa desculpas sobre o que você precisa fazer.

2. Aproveite o momento para agir nos seus objetivos Considerando o quão ocupados a maioria de nós é e quantos objetivos visamos de uma vez só, não é nenhuma surpresa que perdemos oportunidades de agir por um deles pelo simples fato de não notar os momentos oportunos. Será que você realmente não tem tempo para trabalhar fora hoje? Nenhuma chance de retornar aquela ligação? Atingir seu objetivo significa agarrar estas oportunidades antes que elas escorram entre seus dedos. Para aproveitar o momento, decida antecipadamente quando e onde você irá agir. Mais uma vez, seja o mais específico possível. Estudos mostram que esse tipo de planejamento ajuda seu cérebro a detectar as oportunidades quando elas chegam, aumentando suas chances de ser bem sucedido em até 300%.

3. Saiba exatamente o quanto falta para alcançar o objetivo Alcançar qualquer objetivo também requer um monitoramento honesto e constante do seu progresso – se não dos outros, de você mesmo. Se você não sabe quão bem está indo, não pode ajustar seu comportamento ou estratégias adequadamente. Cheque seu progresso frequentemente – semanalmente, ou mesmo diariamente, dependendo do objetivo.

4. Seja um otimista realista Acreditar em sua capacidade para vencer é extremamente útil para criar e sustentar sua motivação. Mas o que quer que você faça, não subestime o quão difícil será alcançar seu objetivo. A maioria dos nossos anseios exige planejamento, tempo, esforço e persistência.

5. Foque em ‘obter o melhor’, ao invés de ‘ser bom’ Acreditar que você tem capacidade para alcançar seus objetivos é importante, mas não tanto quanto acreditar que você pode obter uma capacidade. Muitos de nós acreditamos que nossa inteligência, personalidade e aptidões físicas são fixas - não importa o que fizermos, não vão melhorar. Como resultado, nos concentramos em objetivos que estão ao nosso alcance, ao invés de desenvolver e adquirir novas habilidades. Felizmente, décadas de pesquisas sugerem que a crença na capacidade fixa é completamente errada: habilidades de todos os tipos são profundamente maleáveis. Considerar o fato de que você pode mudar lhe permitirá fazer escolhas melhores e atingir seu pleno potencial.

6. Tenha coragem Ter coragem é a vontade de se comprometer com metas de longo prazo e de persistir em face da dificuldade. A boa notícia é que, se você não está particularmente corajoso agora, há algo que pode fazer sobre isso. Pessoas que não têm coragem, muitas vezes, simplesmente acreditam que não têm as habilidades ‘inatas’ das pessoas bem sucedidas. Se isso descreve seu pensamento, você está errado. Como mencionei anteriormente, o planejamento, esforço, persistência e boas estratégias são o que realmente é preciso para ter sucesso.

7. Desenvolva sua força de vontade Sua força de vontade é como um dos músculos do seu corpo: quando não é exercitada, torna-se mais fraca com o tempo. Mas quando você lhe dá exercícios regulares, colocando-a em bom uso, ela vai crescer cada vez mais forte e capaz de ajudá-lo a alcançar seus objetivos. Quando você estiver querendo desistir, não permita isso. Comece uma atividade e faça um plano de como você vai lidar com os problemas quando eles ocorrerem. Será difícil no começo, mas vai ficar mais fácil com o tempo. E, além disso, se a sua força cresce, você pode assumir mais desafios.

8. Não abuse da sorte Não importa o quão forte sua força de vontade se torne, é importante respeitar o fato de que ela é limitada. Portanto, não tente assumir duas tarefas ao mesmo tempo. E não se coloque em perigo - muitas pessoas são tão excessivamente confiantes em sua capacidade de resistir à tentação, que acabam se colocando em situações em que não são capazes de fazer isso.

9. Foque no que você irá fazer, ao invés do que não irá Você quer perder peso, parar de fumar ou colocar uma tampa no seu mau humor? Então, planeje como você irá substituir maus hábitos por bons, ao invés de focar apenas nos próprios maus hábitos. Pesquisas sobre a supressão de pensamento mostram que a tentativa de evitar um pensamento o torna ainda mais ativo em sua mente. Por exemplo, se alguém disser “Não pense em ursos brancos!”, você com certeza vai fazer isso. O mesmo vale quando se trata de comportamentos: ao tentarmos não desenvolver um mau hábito, eles se fortalecem ao invés de serem quebrados. Por isso, se você quiser mudar suas maneiras, pergunte a si mesmo “o que vou fazer em vez disso?”. Suponhamos que você está tentando controlar seu temperamento. Você pode começar a se planejar sobre isso: “Se estou começando a sentir raiva, então eu vou respirar profundamente para me acalmar”. Usando essa solução como um substituto para ceder sua raiva, seu mau hábito vai ficar desgastado até desaparecer completamente.

A minha esperança é que, depois de ler sobre as nove coisas que as pessoas de sucesso fazem de maneira diferente, você ganhe alguns insights sobre o que tem feito certo. Ainda mais importante, espero que seja capaz de identificar os erros que descarrilharam você, e usar esse conhecimento para a sua vantagem a partir de agora. Lembre-se: não se trata do que você é, mas do que você faz.

Fonte: Forbes.com.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial