23 de jan. de 2014

Tome cuidados com o novo emprego...




Depois das primeiras impressões, uma sensação de frustração se abate: "onde foi parar aquela empresa maravilhosa?"

Quando você resolve mudar de empresa, depois de pensar no dinheiro e no que irá fazer, preocupa-se em saber se conhece alguém que poderá ajudar e quem poderá atrapalhar.

O primeiro dia é maravilhoso. Você é o centro das atenções, faz um tour por todas as áreas, e todos querem saber quem você é e o que você fará, de onde veio, etc.

O retorno à sua mesa lhe traz mais surpresas: parece que os processos realmente são perfeitos, recebe o notebook, celular, ID, senhas de acessos, e-mail.

Em seguida o representante do RH entrega o crachá, plano de saúde, seguro de vida. Sua sensação é de que precisará de muito tempo para aprender a utilizar todas as ferramentas e todos os processos.

Abrindo o correio eletrônico, além dos e-mails de boas-vindas, você encontra uma convocação para uma reunião com o chefe. Durante a reunião percebe olhares com ares de inveja, outros com curiosidade, e alguns quase verbalizam “Quem é este cara, por que eu não fui escolhido para esta vaga?”

As semanas passam e você percebe que em nenhum lugar as coisas são perfeitas: uma coisa são as apresentações e os processos, outra coisa é o mundo real.

Da mesma maneira que a imensa satisfação tomou conta das suas emoções nas primeiras semanas, uma sensação de frustração se abate: “onde foi parar aquela empresa maravilhosa?”.

Ela continua no mesmo lugar. O que mudou foi você, que passou a enxergar as coisas como elas realmente são. O erro recorrente é que todos esquecem que as empresas são feitas de pessoas e que elas são diferentes, possuem culturas, objetivos e reações para cada situação.

Observe, qualifique cada um; quem você deve ter cuidado, onde estão os amigos e onde estão os concorrentes leais e os nem tanto. Criar uma estratégia para o convívio com cada um é uma questão de sobrevivência.

Alguns cuidados são importantes. Aparecer demais nunca é bom porque torna-se um alvo fácil. Ser extremamente low profile também não é porque você pode ser esquecido e descartado. Nunca esqueça: sempre observe, negocie e comunique.

O maior erro dos profissionais é colocar toda expectativa e objetivos de sua vida sobre a empresa e sobre a sua posição profissional. Muitos se esquecem de si e, pior ainda: da sua família. Quem não conhece pessoas que adoeceram e ficaram sozinhos por pensar apenas no lado profissional.

Dedique-se à sua empresa e à sua carreira, mas nunca se esqueça: emprego conseguimos outro, já a família..

Fonte :Alberto Parada  -  Professor de MBA e Pós-graduação da Fiap

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial